Interação entre diferenças individuais e intervenções pedagógicas na aquisição de segunda língua
DOCENTE RESPONSÁVEL: Elena Ortiz Preuss
RESUMO: Partindo do pressuposto de que a variabilidade nos níveis de proficiência alcançados na aquisição tardia de L2 está relacionada com interações entre efeitos de intervenções pedagógicas e diferenças individuais nos processos de ensino-aprendizagem, o presente projeto visa a pesquisar inter-relações entre diferenças ou variáveis individuais e condições pedagógicas na aquisição formal de L2 (ORTIZ-PREUSS; SANZ, 2016; SANZ, 2005; SANZ; SERAFINI, 2018). O estudo será realizado a partir de experimentos criados à luz da psicolinguística do bilinguismo e aplicados em contextos formais de aquisição de espanhol por falantes de português brasileiro. Nos experimentos serão observadas variáveis individuais (idade, conhecimento linguístico prévio, capacidade de memória de trabalho, atenção e controle inibitório) e contextuais (abordagens implícita ou explícita de ensino). Esta pesquisa de natureza quantitativa e experimental aplicará testes linguísticos e cognitivos para avaliar o desempenho dos participantes em tarefas de responder a estímulos e comandos. Os dados serão analisados, considerando-se a acurácia e o tempo de resposta aos testes. Espera-se que os resultados alcançados permitam compreender melhor as interações entre instrução pedagógica e fatores individuais na aquisição de línguas, bem como desenvolver intervenções pedagógicas mais eficazes.
LINHA DE PESQUISA: Ensino e Aprendizagem de Segundas Línguas e Línguas Estrangeiras
DATA DE INÍCIO: 01/03/2020
SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento
NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa